A Mulher que Chora
1937
Desde o final do século XIX, a arte estava se renovando com estéticas surpreendentes e instáveis.O Cubismo surge com o pintor francês Paul Cézanne que introduziu em suas obras a distorção nas formas e os formatos bidimensionais. Mas é em 1907, que o Cubismo é retratado com maior ênfase nas pinturas do principal representante deste movimento: Pablo Picasso, ao lado de Georges Braque.
Se expandiu aos pouso para a literatura e poesia.
A imagem, que antes era retratada de forma fiel à natureza e era tão apreciada desde o Renascimento, deu lugar a uma nova forma de expressão artística que representava a paisagem de uma forma completamente peculiar.
A pintura cubista destaca as formas geométricas como meio de expressão: cones, cilindros, esferas, pirâmide, prismas. Os formatos embasados na matemática geométrica possibilitam ao espectador a visualização espacial da imagem, ou seja, o objeto pode ser visto por ângulos diferentes.
O cubismo se dividiu em duas fases importantes:
- A fase Analítica durou até o ano de 1912 e, nela, as cores eram usadas de forma mais moderada, e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes. Com isso, surgia a necessidade de não apenas observar a obra, mas decifrar, entender o seu significado real.
- A fase Sintética, a partir de 1912, usava cores mais fortes, e as formas eram usadas para formar figuras reconhecíveis. Eram usadas colagens com letras, além de pequenas partes de jornais. Antes dessas fases, teve o cubismo cézzaniano, fase inicial do cubismo descrita acima.
Os artistas cubistas trazem uma ruptura com a perspectiva de visualizar o mundo sob um só ângulo, uma só perspectiva. Então, o usufruto de colagens, montagens, a superposição de figuras, a simultaneidade são características marcantes dos cubistas.
Os artistas que tiveram maior destaque no Cubismo eram da Europa. Entre eles, estão Pablo Picasso, Braque, Albert Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye e Juan Gris.
Sites da Pesquisa:
http://www.mundoeducacao.com/literatura/cubismo.htm
http://www.estudopratico.com.br/cubismo-caracteristicas-artistas-e-o-cubismo-no-brasil/
http://artheleo.blogspot.com.br/2011/08/pablo-picasso.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário